sexta-feira, junho 13, 2008

o dia 13 é bom???

ontem descobri pq santo Antonio tem fama de casamenteiro, é que ele ajudava moças humildes a conseguirem o dote e o enxoval para casar. assisti uma serie, arquivo morto (cold case) e no episodio toda a trilha sonora era a mesma do the rocky horror picture show e até um ator que participu tava lah. bom na verdade o episodio todo envolvia o filme, e esse clima todo de terror me lembra de uma coisa; hoje é sexta-feira 13!

Como sempre eu to tentando fugir do obvio [até parece] e vou posta como começou essa parada de ter medo da sexta, não ela não começou com o Jason [tah alguém que nasceu nos anos 80 tem esse tipo de referencia].
Tem mtas historias sobre isso e eu vou destacar algumas:

Na mitologia nórdica, a deusa do amor e da beleza era friga (que deu origem ao nome sexta). Quando as tribos nórdicas foram convertidas ao cristianismo, ela foi transformada em bruxa. Ela com toda sua ira se uniu com outras 11 bruxas e o demônio e os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Jesus cristo foi crucificado em uma sexta-feira e na noite anterior, ultima ceia, haviam 13 pessoas. Acredita-se que ele tbm foi morto no dia 13 de acordo com a páscoa judaica que eh celebrada dia 14.

No dia 13 de outubro de 1307, sexta-feira, a ordem dos templários foi declarada ilegal pelo rei Felipe IV da frança. Todos os membros foram mortos por heresia.

Tem vários motivos pra esse dia ser meio urucado, mas como tudo tem um lado bom na holanda por exemplo; sexta-feira 13 ocorre menos acidentes, isso pq as pessoas sabem que a historia do dia não favorece e então tomam mais cuidado.

Bom pra quem acha que o nº é ruim:
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa. [depois disso dos estados unidos to começando a achar que tem algo de estranho nesse numero]

Nenhum comentário:

Postar um comentário